Orientações de Segurança

Para Turistas

Download do informativo

Nas Estradas

• Antes de viajar, faça a manutenção de seu veículo.
  • Use o cinto de segurança.
  • Respeite os limites de velocidade, de capacidade de passageiros e de carga de seu veículo.
  • Não trafegue pelo acostamento
  • De preferência, trafegue com os vidros fechados.
  • Evite pedir informações a estranhos, pare em um posto policial ou posto de combustíveis.
  • Nunca dirija sob efeito de álcool, pois esse tipo de conduta é crime.
  • De dia ou de noite, nas estradas trafegue com os faróis baixo acessos.

No Mar

• Não deixe as crianças na água sem a companhia de um adulto.
  • Água no umbigo, sinal de perigo, não abuse.
  • Obedeça às orientações dos guarda-vidas.
  • Nade sempre longe das pedras e, de preferência, próximo ao posto dos bombeiros.
  • Evite entrar sozinho no mar.
  • Evite os horários em que a maré estiver alta.
  • Após ingerir bebida alcoólica, evite entrar no mar, pois nessas condições os reflexos ficam prejudicados.
  • Alerte as crianças sobre os riscos da água.
  • Não tente salvar alguém que esteja se afogando, chame sempre o bombeiro.
  • Se não souber nadar, não entre na água.

Na Praia

• Assim como as crianças, faça com que os idosos usem pulseira de identificação contendo número de telefone para contato.
  • Nos quiosques, nunca deixe carteiras, celulares ou outros objetos de valor sobre a mesa.
  • Evite levar muito dinheiro para a praia, muitos quiosques já aceitam cartões.
  • Respeite as placas de sinalização na praia.
  • Cuidado com os raios. Em caso de tempestade, saia da praia e vá para um local seguro.
  • Oriente as crianças, para o caso de se perderem, procurarem sempre um Policial Militar ou um bombeiro.
  • Evite ostentar objetos de valor, tais como anéis, pulseiras e tornozeleiras.
  • Fique atento com aparelhos eletrônicos (celular e máquina fotográca). Evite distrações.
  • Cuidados com as crianças e adolescentes, principalmente na orla marítima.
  • Evite pedir ajuda ou informações a estranhos. Procure bases ou viaturas da Polícia Militar ou estabelecimentos comerciais.
  • Ao carregar bolsas, prefira as pequenas e traga-as sempre à frente do corpo, protegendo com o braço.
  • Evite manusear ou efetuar pagamentos com notas altas. Se possível, use sempre o cartão de débito ou de crédito. Separe previamente o dinheiro necessário para pequenas despesas ou, ainda, divida em vários bolsos.
  • Procure caminhar no centro da calçada e cautela com a aproximação de bicicletas ou motocicletas, principalmente as que trazem dois indivíduos no mesmo veículo.
  • Não ande sozinho, especialmente à noite.
  • Se for de bicicleta à praia, procure deixá-la em local apropriado e seguro.
  • Tenha sempre consigo o endereço do local onde está hospedado, a fim de evitar constrangimento, caso você se perca.
  • Procure memorizar sua senha de banco e nunca deixe o número junto com o cartão.
  • Cuidado com pessoas que oferecem alguma oportunidade ‘’irresistível’’. Há muitos golpistas por aí que se utilizam da ingenuidade ou da ganância das pessoas para fazer com que percam seus bens e/ou dinheiro em artimanhas conhecidas, tais como o golpe do bilhete premiado, promessa de pagamento de ganhos milionários, golpe do falso sequestro etc.
  • Em agências bancárias, ao efetuar saques, nunca retire grandes valores e esteja atento às movimentações ao seu redor.
  • Também verifique se não há dispositivos que favoreçam a “pesca” de valores depositados nos caixas eletrônicos.
  • Se precisar fazer pagamentos de valores altos, prefira atransferência bancária.
  • Tenha máxima atenção em terminais rodoviários ou locais onde haja aglomeração de pessoas.
  • Cuidado com a abordagem de pessoas bem falantes e bem trajadas, podem estar mal intencionadas.
  • Desconsidere pequenos empurrões ou insultos verbais. Afinal, todos estão de férias e devem ser um pouco tolerantes.

Na Residência

• Evite longas conversas na frente de sua residência deixando o portão aberto.
  • Ao chegar de viagem na residência no litoral, principalmente à noite, vericar se não há ninguém em atitude suspeita nas imediações, bem como dentro do imóvel.
  • Tranque sempre portas e janelas quando for à praia, INCLUSIVE a porta dos fundos.
  • Faça amizade com a vizinhança, procurando criar uma rede de apoio mútuo.
  • Troque telefones com a vizinhança, para melhor acionamento em caso de emergência.
  • Caso pessoas em atitude suspeita passem por diversas vezes pelo local, acione 190 ( telefone de emergência da PM) imediatamente.
  • Para evitar futuros transtornos, não escute som muito alto em sua casa, jogue lixo em local compatível, deixe as calçadas livres, e evite desavença com vizinho por causa de estacionamento de veículo.
  • Redobre a atenção nas rodovias, em especial no período noturno.
  • Evite deixar as janelas abertas mesmo se estiver em casa. Ao sair de casa, certifique-se de que todas as portas e janelas estão trancadas.
  • Evite longas conversas na frente de sua residência.
  • Se for vítima de assalto, procure memorizar todos os detalhes possíveis do infrator, tais como fisionomia, roupas utilizadas pelos criminosos. E, sentido da fuga, características dos veículos, etc.
  • Sempre registre Boletim de Ocorrência, se for vítima de um crime.
  • Não realize confraternizações com a residência totalmente aberta, principalmente à noite.

No Veículo

• Não deixe objetos de valor à mostra, ou as chaves sobre os pneus do veículo, após estacioná-lo.
  • Ao estacionar motocicleta próximo a praia, retire sempre a chave da ignição.
  • No litoral, também se faz necessário o uso de cinto de segurança e capacete.
  • Se for dirigir, não beba!
  • Tenha cautela com os trajetos indicados pelo GPS, eles podem direcioná-los para áreas de risco.
  • Somente desative o alarme quando estiver próximo do veículo.
  • Não permaneça no interior do veículo em via pública.
  • Evite locais com pouca iluminação.