Logotipo da Polícia Militar do Estado de São Paulo

VOCÊ PODE CONFIAR

Secretaria de Estado dos Negócios
da Segurança Pública

Manual de Apoio Jurídico Operacional


Autor

Azor Lopes da Silva Junior


Sinopse

Este trabalho se propõe a dar cientificidade e profissionalismo aos policiais que atuarão na lavratura de Termos Circunstanciados. Procuramos elaborá-lo no ponto médio entre os odiosos extremos do academicismo exacerbado, que não atingiria a finalidade prática proposta, e a superficialidade técnica, que denotaria menosprezo à capacidade intelectual e técnica dos profissionais de polícia. Assim, nos pusemos a trabalhar na forma de “modelos” indicados aos casos de maior incidência criminal de menor potencial ofensivo, deixando de lado tipos penais de rara ocorrência que, surgindo, serão tratados com a excepcionalidade que lhes é peculiar.

O leitor verá em cada caso modelos propostos de coleta de “versão” ou oitiva do autor do fato, vítima e testemunha para, como se diz no universo forense: “sumular as versões” com os elementos imprescindíveis à persecução penal. Ainda, indexamos, tipos penais, comentários e jurisprudência do TACrimSP e, sob o título de “OBSERVAÇÕES IMPORTANTES”, lançamos para cada caso um rol de orientações de caráter jurídico, policial, pericial e administrativo, de maneira clara e objetiva, que, certamente abrangerá a quase totalidade de dúvidas possíveis.

Não podemos nos equivocar em crer que, pelos princípios orientadores dos Juizados Especiais Criminais (oralidade, simplicidade, informalidade, celeridade e economia processual), a lavratura de Termos Circunstanciados dispense conhecimento jurídico elementar de tipicidade penal e básicas práticas forenses, que deverão dar lastro à definição de autoria e materialidade delitivas imprescindíveis à persecução penal na fase processual decorrente.

Este trabalho tem cunho técnico-profissional, sujeito às constantes atualizações próprias do universo jurídico, sendo de distribuição e reprodução gratuitas e autorizadas no âmbito da Polícia Militar do Estado de São Paulo e das demais Unidades da Federação.

A obra está disponível. Clique aqui

Sobre o autor

Azor Lopes da Silva Júnior, é Doutorando em Sociologia (UNESP), Mestre em Direito Público (UNIFRAN), Especialista em Direito (UNESP), Bacharel em Direito (UNIRP) e Especialista em Segurança Pública (PUCRS); no Sistema de Ensino Militar, é Doutor (APMG-PMPR-UFPR), Mestre (PMESP-CAES) e Bacharel (PMESP-APMBB) em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública. É professor de Direito no Centro de Altos Estudos de Segurança, Centro Universitário de Rio Preto e Faculdade “Dom Bosco”.

Voltar